terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dono de carro paga por crime cometido por flanelinha (e foi bem feito)

fotografia do site Gazetaonline mostra flanelinha com as chaves dos carros


Existe trouxa pra tudo mesmo.. e não é que alguns motoristas se aventuram a deixar a chave dos seus carros nas mãos dos guardadores... mas eles ignoram que segundo o Código de Trânsito Brasileiro, quem entrega as chaves para manobristas e flanelinhas também é responsável pelo crime que eles cometerem:

CTB
Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança:
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.


E foi exatamente isso que aconteceu: uma reportagem da afiliada da rede globo na capital do país, a DFTV, mostrou um caso de um flanelinha bêbado que bateu o carro de um motorista que lhe confiou as chaves... o motorista acabou pagando o pato.


Segue um trecho dessa interessante reportagem (veja a integra, clique aqui* )


"Na noite da última sexta-feira, dia 29, o dono do carro só soube o que tinha acontecido depois que o flanelinha foi preso. Bebi e não foi pouco não, foi muito, quase 1,5 litro de pinga, nem sei o que aconteceu”, assumiu o flanelinha. E, com o carro que não era dele, o homem embriagado bateu em dois automóveis, quando tentava estacionar. Além da bebida, ele não tinha carteira de motorista. Sobrou para o dono do carro. “Esse proprietário que entregou a guarda, a confiança e a direção do carro vai responder também de acordo com o nosso Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, cometeu um crime”, explica o delegado Laércio Rosseto. “Mesmo que não tivesse a intenção, ao dar a chave ele assumiu um risco de essa pessoa pegar o carro e amanhã ou depois matar um inocente”. O dono do carro, deve pagar duas multas, de quase R$ 600 cada uma, por ter entregado o carro a uma pessoa sem carteira e por dirigir sem habilitação, mesmo não sendo ele o motorista no momento da batida. Já o flanelinha Valdeci dos Santos só sai da prisão depois de pagar fiança de R$ 750. "


Esperamos que outros motoristas aprendam a lição e não sejam coniventes com essa marginalidade... Repare na frase do flanelinha em negrito acima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário