No dia 17/04/2010, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), da Prefeitura do Rio, informou que chega a 31 o número de flanelinhas detidos.Segundo a secretaria, eles agiam nas ruas do Centro do Rio.
Durante a ação, 42 veículos estacionados irregularmente na região também foram rebocados. Todos os detidos foram levados para a 5ª DP (Gomes Freire) e serão autuados por exercício ilegal da profissão. De acordo com a Seop, eles também seriam indiciados por formação de quadrilha e extorsão.
Eram tantos flanelinhas que parte do grupo teve que esperar fora da delegacia. Mesmo sem registro para trabalhar, eles atuavam nas imediações das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, como mostram imagens feitas por agentes da prefeitura no fim de semana passado. Segundo a secretaria, eles foram autuados por exercício ilegal da profissão.
Segundo a polícia, boa parte dos flanelinhas detidos hoje tem antecedentes criminais. Na delegacia, eles assinaram um termo se comprometendo a dar esclarecimentos à Justiça.
Todos foram liberados.
"Vamos continuar com a Operação Choque de Ordem até devolver a popolação o espaço público, para fazer com que as pessoas possam vir ao Centro e terem tranquilidade para parar o carro e não serem intimidados por esses marginais", afirmou o Secretário de Ordem Pública Alex Costa aos jornalistas.
Desde 2009, no início das operações de repressão aos guardadores, 723 flanelinhas foram detidos, mas menos de 10% ficaram presos. Segundo a policia, isso ocorre porque algumas vitimas da extorsão não costumam prestar queixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário