quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Guardadores ficha suja - Ao menos 70% dos flanelinhas do Rio de Janeiro têm passagem pela polícia




Pelo menos 70% dos 1.088 flanelinhas - guardadores irregulares de carros - detidos desde janeiro do ano passado na cidade do Rio de Janeiro têm passagem pela polícia, segundo aponta levantamento da Seop (Secretaria Especial de Ordem Pública).

Desses, 3% tinham mandados de prisão ou eram foragidos.A ação de flanelinhas é comum nas ruas da capital. Alguns se acham os donos das vagas, muitas vezes improvisadas, e cobram pelo estacionamento. Motoristas se sentem intimidados e acabam pagando valores abusivos. Para o secretário Alex Costa, o cenário vai além de exercício ilegal da profissão, formação de quadrilha ou extorsão, uma vez que a segurança dos cariocas está em risco.

- Muitos dos flanelinhas começam a atuar a partir do crime. Não é um trabalhador desempregado que está tentando a sorte na rua para se sustentar. Grande parte está ali para constranger, achacar as pessoas. As principais vítimas são mulheres e idosos.O local onde os flanelinhas mais atuam no Rio é o Maracanã, por causa da grande quantidade de jogos que atraem até 80 mil pessoas em apenas um dia. No ano passado, 328 dos 423 detidos foram flagrados nas imediações do estádio. Em seguida, vem a zona sul, com os atrativos turísticos e população de maior poder aquisitivo, e o centro, onde estão grandes empresas.

fonte: portal Clique PB - clique e leia na integra

2 comentários: