sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Reserva de vagas por flanelinhas gera polêmica em Caxias do Sul


A atuação de flanelinhas gera nova polêmica em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Alguns cobram para reservar vagas, mas, além de irregular, a cobrança nem sempre é garantia de lugar para estacionar no horário combinado. A reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, fez um teste durante a noite .

O local escolhido para verificar a situação foi a antiga estação férrea da cidade, no bairro São Pelegrino, que hoje concentra bares e restaurantes. À noite, a Rua Augusto Pestana é disputada e nem sempre há vagas entre as 150 disponíveis. A reserva com os flanelinhas é combinada com antecedência, mediante pagamento.

A reportagem gravou um diálogo. "Vocês costumam fazer isso?", pergunta uma condutora. "Certo! Pode ficar tranquila, amiga. Sábado, né?", diz o flanelinha. "Sábado. Que hora tu vai tá aí?", questiona novamente. "Ah, eu vou ficar até as 3h30", encerra o guardador da vaga.

A reserva foi combinada com um homem que cobrou R$ 10. Chegando ao local, no horário combinado, não havia vaga para a condutora. Além disso, o flanelinha que fez o acordo não estava na rua.

Um jovem entrevistado pela reportagem, e que não quis se identificar, relatou outro problema. Ao estacionar, na mesma rua, teve que pagar antecipadamente ao flanelinha. Ele concordou em dar metade do valor e, na volta da festa, teve uma surpresa desagradável. "Dei os R$ 5 para ele antecipadamente e, quando eu cheguei, quando eu voltei para o carro, nossa porta estava entortada. E nunca mais achei o cara", contou.

A Brigada Militar diz que faz rondas rotineiras na estação, mas entende que quem deve fiscalizar é a prefeitura, já que a legislação que regulamenta a atuação de flanelinhas é municipal. A prefeitura informou que vai analisar a lei nesta quarta-feira (8) para apontar quem deve fazer a fiscalização.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário